terça-feira, 2 de junho de 2009

Telefonia fixa dá mais problemas na hora de fazer a portabilidade numérica

por Gladys Ferraz Magalhães

SÃO PAULO - Na hora de fazer a portabilidade numérica, o consumidor brasileiro encontra mais problemas para mudar de operadora e manter o mesmo número com a telefonia fixa.

De acordo com o Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor), do total de reclamações registradas sobre o assunto, 57% diziam respeito à telefonia fixa e 43% apontavam a telefonia celular.

Regiões
Dentre os 22 estados, mais o Distrito Federal, que forneceram dados para o levantamento, foram os estados da região Centro-Oeste que concentraram o maior número de reclamações, 46%.

Em seguida vieram as regiões Sudeste (31%), Sul (10%) e Nordeste (8%). A região Norte do País, por sua vez, foi a que registrou o menor número de problemas, com apenas 5% das reivindicações colhidas, entre 05 de setembro do ano passado e 14 de maio deste ano, em todo o Brasil.

No município de São Paulo, segundo informações da assessoria de imprensa do Procon-SP, desde que a portabilidade numérica foi implantada não houve um número expressivo de reclamações.

Entre as registradas, contudo, as principais dificuldades encontradas pelos consumidores foram a não conclusão do processo de portabilidade, ou seja, o consumidor não consegue portar para a operadora de destino, e a não conclusão do processo de volta para a operadora de origem, em casos de arrependimento.
Fonte: Infomoney, 27 de maio de 2009. Na base de dados do site www.endividado.com.br.

Nenhum comentário: